Páginas

terça-feira, 27 de setembro de 2011

A Moda Sustentável Brasileira no Uruguai

Pois é!
Neste mundo lindo, enorme e globalizado, não poderiamos ficar limitados ao nosso quadrado, assim, a moda sustentável brasileira segue ultrapassando fronteiras e nesse próximo mês de outubro, um grupo de criadores de moda sustentável pernambucana e alagoana embarca para nosso vizinho e querido Uruguai.

Lá, participaremos de um evento super bacana produzido pela KREA, empresa que tem a frente Cindy Kleist, design de moda e Karen Goldman, design industrial, duas mulheres super antenadas que têm como proposta, além de promover criadores e designers uruguaios, incentivar e apoiar instituições que abraçam grandes causas sociais.

Para esse próximo evento, firmaram parceria com Laura Pose Importa, empresa que tem à frente Laura Pose, empresária uruguaia que viveu longos anos nas Alagoas e hoje promove e comercializa o que há de melhor na moda de Pernambuco e Alagoas no Uruguai. Parceria que promete!
O evento acontecerá no Hotel Sheraton nos dias 22 e 23 de outubro, terá mais de sessenta estandes que apresentarão marcas que se destacam no país vizinho, apoiará a Fundação Logros e terá como uma das atrações, espaço especial dedicado à moda sustentável brasileira, com decoração assinada pelo super Fernando Perdigão, conceituado artista plástico alagoano e além da exposição das criações de marcas de Pernambuco e Alagoas, serão realizadas por nós, criadores brasileiros, durante os dois dias do evento, oficinas e palestras com foco na sustentabilidade.

Não tenho dúvida de que essa troca de informações será uma experiência rara e valiosa para a moda sustentável dos dois países. Sairei daqui com os braços e mente abertos para o novo.


Um viva para a moda sustentável que aproxima e promove tão belos encontros.

domingo, 18 de setembro de 2011

A EXPOSIÇÃO

‎No último dia 14, inauguramos "A" EXPOSIÇÂO, mostra que acontece com o encontro das marcas EUQFIZ, GRIFE RECIFE, MARCHETARIA MORAIS, TITA ARAÚJO E PATRÍCIA MOURA BIOJÓIAS e apresenta um mix de arte, decoração e acessórios femininos (biojóias).
O espaço Açúcar e Afeto, onde está sendo apresentada a mostra, reúne loja, galeria de arte e café é incrível. Elegante, super charmoso e com uma equipe de profissionais de primeira linha que contribuiu em muito para o sucesso da abertura da exposição, em noite inspirada pelo violino de Carina Pessoa Santos, da orquestra Perfil. Recebemos muitos amigos, clientes e artistas pernambucanos.
A Exposição ficará em cartaz até o dia 30/9 e vale a pena conferir os trabalho dos artistas participantes, que, além de criativos e talentosos, são amigos queridos.
Confiram nas fotos, um pouco da noite de abertura:




































SERVIÇO:
Loja Açúcar e Afeto- Rua da Hora, 639 - Espinheiro- Recife - Fone: 3032-5697
contato@acucareafeto.com.br
Carina Pessoa Santos - Violinista - (81)9234-1185/ 8770-7372
EuQFiz - foieuqfiz@yahoo.com.br
Tita Araújo - tita@titaaraujo.com.br
Marchetaria Morais - moraismarchetaria.blogspot.com
Grife Recife - griferecife@yahoo.com.br
Patricia Moura Biojóias - www.patriciamoura.com/ patriciamoura.biojoias@gmail.com

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Paraty Eco Fashion ll - Para o mundo com um novo olhar! (Por Juliana Foz)

Estarei transcrevendo os posts publicados pela querida Juliana Foz, da Lírio Lê e publicado no seu blog http://malemolencia-juh.blogspot.com/

Durante os três dias de evento aconteceram desfiles de moda, exposições, workshops, conferências... E o Centro histórico de Paraty ficou cheio de estilistas, designers, artesãos, jornalistas, especialistas em sustentabilidade e estudantes de moda trocando conhecimento e experiências.

Coquetel de abertura do 1º Paraty Eco Fashion - Pousada do Ouro - Da esquerda para a direita: Lena Santana (estilista), Ivanilde (liderança indígena da aldeia Paraty Mirim), Bernadete Passos e Carminha Santos (criadoras e organizadoras do evento) e Celina de Farias (do Instituto Zuzu Angel).

Além das equipes inscritas, o evento contou com alguns convidados especiais: Patrícia Moura (designer de biojóias), LenaSantana (estilista), Caio Von Vogt (criador do primeiro tecido 100% ecológico e orgânico do mundo), Roberto Meireles (Instituto Rio Moda), Nina Braga (Instituto-e); Luiza Marcier (estilista e consultora do Projeto Museu da Moda pela Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro) ; a professora Lilyan Berlim (faculdades Veiga de Almeida e La Salle) , Celina de Farias (vice- presidente do Instituto Zuzu Angel), Emilia Duncan (figurinista), entre outros.
Roberto Meireles do Instituto Rio Moda deu início ao evento na tarde de sexta-feira com uma palestra baseada no livro “Doze dragões em luta com as iniciativas sociais”, de Lex Bos. A palestra explanou sobre como tirar partido dos problemas, para que as boas iniciativas não sumam mais rápido do que aparecem. Onde os “dragões” do Dirigismo, Absolutismo, Pressa, Conformismo, etc devem se tornar inspirações para que o projeto se concretize, mantendo sempre o equilíbrio e a força de vontade.


Durante o : sábado a tarde ocorreram simultaneamenteWorkshop de Moda Customizada, por Caio Von Vogt; Workshop de Moulage Criativa, por Lena Santana e exibição do filme Zuzu Angel, de Sérgio Rezende. Optei por escutar um pouco mais sobre a técnica da Moulage com a estilista Lena Santana.

Em seu workshop a estilista fez a defesa da roupa atemporal, feita com qualidade, que dura muitas estações, e vai contra a lógica do fast fashion que vem consumindo o mundo. Isso é sustentabilidade! Lena, além da bandeira da consciência ecológica, também mostrou a técnica de moulage, que consiste em construir a roupa no próprio manequim. Ao final do workshop, cada participante ganhou o livro "Um pedaço de tecido", escrito pela própria Lena Santana, em que ela propõe para o leitor maneiras práticas de criar e modelar as próprias peças de roupa.



A exposição "Novo Olhar" também teve a ilustre presença de Patrícia Moura, com suas biojóais que já rodaram o mundo inteiro! Patrícia esteve nesta última semana em uma oficina em parceria com a Associação de Mulheres de Trindade.... e juntas criaram o grupo "Mulheres de Fibra"! Os produtos originados desta parceria estavam lindos...e mais lindo ainda foi ver estas mulheres realizadas com o trabalho que fizeram!!

Um pouco mais de Paraty...

(por Juliana Foz e publicado no blog http://malemolencia-juh.blogspot.com/)


Da esquerda p/ direita: Lilyan Berlim; Nina Braga ; Luiza Marcier e mediação de Celina de Faria.

Outro ponto alto no sábado foi a Conferência Moda Eco e Sustentabilidade, com a participação de Nina Braga (Instituto-e); Luiza Marcier (estilista e consultora do Projeto Museu da Moda pela Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro) ; e a professora Lilyan Berlim (faculdades Veiga de Almeida e La Salle) , com mediação de Celina de Farias (vice- presidente do Instituto Zuzu Angel). O principal tema discutido foi a questão da estética do artesanato aliada à moda e a ética na moda. O encontro gerou um debate produtivo a respeito da moda brasileira e também sobre políticas públicas que facilitem e promovam a sustentabilidade.

Ciranda Elétrica tocando em comemoração ao Dia do Caiçara!

Durante a noite foram apresentados os desfiles de Caio Von Vogt e Lena Santana. Além dos desfiles, houve apresentações musicais, de dança e uma linda homenagem aos Mestres Cirandeiros de Paraty, que receberam um certificado de reconhecimento da Secretaria de Cultura. As atividades do dia acabaram com a banda Ciranda Elétrica tocando em comemoração ao Dia do Caiçara, onde a população da cidade e os turistas entraram na dança e nos costumes locais.

O último dia do evento começou com a palestra da figurinista Emilia Duncan, que falou a respeito da reciclagem e da responsabilidade social dentro da construção de figurino. Emilia contou que começou a perceber o valor da moda ecológica quando não havia a verba necessária para a criação de seus figurinos. Foi assim com o filme Carlota Joaquina; nas minisséries A Muralha, Mad Maria e Amazônia; e na novela Caminho das Índia.

Depois da palestra, o Paraty Eco Fashion seguiu com um debate onde foi possível refletir o porquê de estarmos ali e o que poderá ser feito daqui para frente. O principal objetivo do evento foi o de provocar debates, gerar a troca de idéias e experiências, além de refletir sobre o papel do profissional da moda e, também, do consumidor nesta nova era consciente. Em seus três dias de realização, comprovou na prática, com belas peças de vestuário, além de acessórios e artesanato, que sim: é possível. Que esta seja a primeira de muitas edições do Paraty Eco Fashion, pois ainda há muito o que se fazer pela moda ecológica e sustentável, a Moda do FuturoI! Conforme anunciou com entusiasmo Carminha Santos, “está plantada a semente”. Que o evento floresça e contribua efetivamente para um novo olhar sobre o mundo da moda!


O 1º Paraty Eco Fashion encerrou com o ritmo alegre do Jongo das crianças do Quilombo do Campinho onde todo mundo entrou na roda para se encher de boas vibrações para o futuro que virá depois de tantas reflexões neste final de semana.

PARATY ECO FASHION

Terminado o Festival de Inverno de Bonito e voltei para São Paulo, de onde segui com a querida Lou Caldeira, para Paraty, onde fui calorosamente recebida pelo pessoal do Instituto Colibri, que produziu o Paraty Eco Fashion. De lá, segui para Trindade, onde começaria, no dia seguinte, o curso de biojóias em fibras naturais, viabilizado graças a parceria do Instituto Colibri, Sisalsul e Associação dos Moradores de Trindade em conjunto com meu trabalho voluntário. Foram oferecidas 30 vagas e desde a primeira noite de aula, vivi uma sequencia de grandes surpresas. Trindadeiras talentosas e determinadas a aprender foram o maior presente que alguém com minha missão, poderia receber.

O cartaz convite.

O material do curso: Fibras de sisal em cores maravilhosas, doadas pela SISALSUL e todo material complementar, comprado pelo Instituto Colibri


Depois da primeira noite de trabalho, combinamos que nos dois dias seguintes, eu estaria disponível nos três horários e foi assim que vi as meninas se aperfeiçoado, numa encantadora teimosia e determinação em aprender. E aprenderam! Algumas mais rapidamente, outras, no recomeçar cinco, dez vezes a mesma flor de sisal.
Em um grupo heterogêneo nas habilidades manuais, havia quem nunca pegou numa agulha de costura até artistas talentosas e todas, absolutamente todas, completamente envolvidas com a produção do que seria, dalí a dois dias, a mostra resultante de nosso trabalho a ser apresentada na exposição "Novo Olhar", promovida pelo Paraty Eco Fashion.
No terceiro e último dia de trabalho entramos pela noite concluindo peças e catalogando tudo para exposição. Inspirada em Tiana Santos, nossas etiquetas foram feitas a partir de garrafas pet.
Daqueles dias, nasceu um novo movimento: MULHERES DE FIBRAS DE TRINDADE.
E voltei para Paraty para produzir a exposição, que ficou muito linda. Eu olhava e me extasiava diante de trabalhos produzidos por mulheres que, há menos de três dias, nunca tinham feito nada parecido com o que estava exposto alí.
Aberta a exposição e as Mulheres de Fibra de Trindade que puderam estar presentes, tiveram a certeza do quanto o trabalho delas ficou encantador. Foram muitos elogios e novas clientes reservando as peças, que estavam disponíveis para venda, começando ali o segundo propósito do curso de capacitação: a geração de renda. E foi assim na sequencia do evento: elogios e vendas. As trindadeiras de fibra percebendo o potencial delas para produção de biojóias em fibras. Foi absolutamente incrivel.
Todo material doado pela Sisalsul e Instituto Colibri foi repassados para as Mulheres de Fibra de Trindade, de forma que possam trabalhar e organizar a sustentabilidade do movimento.

Bem, quem frequenta meu blog, já deve ter percebido que todos os meus posts sempre chegam acompanhados de muitas imagens.
Comprei, buscando qualidade no registro fotográfico da viagem, uma câmera digital GE modelo X5 e trabalhei com afinco no registro de nossos dias. Fotografei cada dia de trabalho, TODAS as peças produzidas, pois na nossa proposta, eu deveria catalogar e codificar toda produção. Entre os dias em Trindade e o Paraty Eco Fashion, foram quase 800 fotos que seriam fundamentais para apresentação do resultado de nosso trabalho e esforço coletivo, mas no momento de baixar as fotos, o cartão de memória que veio com a máquina apresentou erro e eu perdi tudo. Levei na empresa autorizada e ao final,o laudo técnico informou que o cartão de memória que se mostrava com 4gb veio com defeito de fábrica e na verdade era de 1gb. Escrevi para GE, mas na resposta, se isentavam da responsabilidade, mesmo que na caixa da máquina, venha impresso o selo informando que ela vem com um cartão de memória 4gb gratis.
Podem avaliar o tamanho da minha frustração.
Um pouco de consolo veio junto com as palavras de conforto da Bernadete Passos, presidente do Instituto Colibri: "O trabalho desenvolvido ficou na memória de todos e o que todos nós vivenciamos lá, não caberia em cartão de memória nenhum. É vero! Mas estou absolutamente frustrada, inclusive porque da produção do catálogo, dependia o atendimento a lojistas que se interessaram no trabalho das meninas, bem como o fato de termos perdido as imagens das primeiras criações do grupo e que foram comercializadas durante o evento.
Assim, estou deixando aqui as únicas fotos que tenho como registro.

Maxi colar com base de pet, coberto com sisal na cor palha.

No resumo, posso avaliar que foi uma das experiências mais marcantes de meu trabalho voluntário.
Obrigada ao Instituto Colibri, a Sisalsul, grande parceira já há alguns anos, a Associação de Moradores de Trindade e às trindadeiras, que me acolheram tão bem e me deram tanto orgulho. Agora são todos queridos amigos e que morro de saudade.